EncontrArte

SESC Nova Iguaçu e Espaço Cultural Sylvio Monteiro

Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense
Pelo oitavo ano consecutivo, o Sesc Nova Iguaçu sedia o Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, uma das mais importantes mostras de espetáculos teatrais do estado. Este ano, o EncontrArte oferece gratuitamente ao público, do dia 23 de setembro até 3 de outubro, 16 espetáculos de qualidade, oficinas e performances de teatro, dança e música com artistas da Baixada, antes da encenação das peças e no encerramento. A distribuição de ingressos começa uma hora antes do início das atrações. Para os espetáculos infantis e infanto-juvenis a recomendação etária é de 3 a 15 anos. A entrada para os espetáculos com temática adulta está liberada para maiores de 14 anos.
Nesta 8ª edição, além de espetáculos consagrados com premiação nacional, serão oferecidas também duas oficinas. O professor, diretor teatral e dramaturgo Ribamar Ribeiro ministra para artistas da região, de 29 de setembro a 1º de outubro, a oficina - O teatro e seu valor artístico na estrutura de pesquisa de linguagem. Já no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, nas mesmas datas, o diretor teatral e especialista em literatura infanto-juvenil Carlos Augusto Nazareth, coordena a oficina "Teatro infantil e o texto teatral na escola". Também no local, dia 2 de outubro, acontece o seminário "Teatro para a infância e juventude: o que estamos fazendo?" com profissionais renomados de diversas áreas de atuação.
O EncontrArte foi criado em 2002 e desde então vem reunindo grupos teatrais de toda a região e agregando grupos de outras localidades do estado, visando a melhoria da qualidade profissional e solidificação do mercado de trabalho. Nas edições anteriores (2002 a 2007), o evento somou mais de 50 mil espectadores e envolveu mais de 200 artistas e técnicos locais. Ano passado, o público foi de 12 mil espectadores com o envolvimento de 400 profissionais. Pela sua ação em prol de democratização do acesso à cultura e formação dos profissionais da área, o EncontrArte ganhou o Prêmio Cultura Nova Dez do Governo do Estado em 2004.
Programação
25/9 , 10h Antes Que o Galo Cante - Os Ciclomáticos Cia de Teatro
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu O espetáculo recebeu 14 prêmios e várias indicações em festivais nacionais no Sul e Sudeste. Árvores seculares e prados floridos compõem esta linda e bela floresta onde uma borboleta poeta narra esta história de amor. Para viver este amor, o Sabiá Laranjeira Junior e a Gata Malhada do Mato, terão que passar por muitas dificuldades. Classificação livre.
25/9, 20h O Piolho, a Caolha, a Morta e as Quatro Irmãs que não Deviam Falar - Grupo Cutucurim
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu Espetáculo ganhador do Prêmio Angélica Daher de estímulo ao Teatro. Baseada em contos populares pesquisados por Câmara Cascudo, a peça conta histórias divertidas sobre a menina que cria um piolho, o segredo de uma mulher caolha, uma jovem menina que chora de saudade do irmão e quatro irmãs que quando falavam era um desastre. Classificação 14 anos.
26/9, 20h Os Intrusos - Grupo Cia Os Intrusos
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu O espetáculo reúne esquetes que brincam com o cotidiano dos seres humanos, o que possibilita perceber momentos comuns da vida pela visão do humor ingênuo. A história começa em um domingo de sol. A Rádio Paraíso está com uma imperdível promoção, que é o único bilhete para entrar na cobiçada praia World Beach Forever my Dreams. Lá, muitas situações praianas, além da temida chuva. Classificação 14 anos.
27/9, 16h Cabeça de Vento- Bia Bedran
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu
Numa mistura que envolve literatura, poesia e brincadeira com seu jeito peculiar de envolver adultos e crianças, Bia faz um passeio pelo universo sonoro criado por ela. Ao lado de excelentes músicos interpreta sucessos que marcaram gerações como Dona Árvore, Videotinha e As Caveiras, entremeadas com participações de bonecos e adereços. Classificação Livre.

28/9, 10h A Turma do Chaves - Miraguri Produções Artísticas
Local: Espaço Cultural Sylvio Monteiro O grupo iguaçuano homenageia a série de Roberto Bolaños, que faz sucesso há décadas entre adultos e crianças em vários países. Eles usam o humor ingênuo e direto dos personagens para educar divertindo, ao abordar temas que tratam de valores morais e sociais. Classificação Livre.

28/9, 20h Improzap - Cia Teatro do Nada
Local: Espaço Cultural Sylvio Monteiro Este terceiro espetáculo de improvisação mostra um amadurecimento na trajetória da companhia, pois as histórias improvisadas têm estruturas e narrativas mais elaboradas. Os improvisadores criam histórias inspiradas em autores e vertentes dramatúrgicas diversas como de Shakespeare, Suassuna, Brecht, Tarantino, Martins Pena, Ibsen, Nelson Rodrigues e outros estilos que o público escolherá para ver naquela noite. Classificação Livre

29/9, 10h O Segredo de Cocachim - Fábula moderna em ritmo de aventura.
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu Um misterioso tesouro transforma o cotidiano de duas crianças, Beto e Bia, que ao encontrar mapa do tesouro numa loja do SAARA, no Centro do Rio, partem em busca de um segredo enterrado num velho baú e escondido no tempo, numa ilha misteriosa. Em 2009 a peça de Denise Crispun completa 20 anos. Classificação Livre.
29/9, 20h Meu Nome é M - Cia Os Cênicos
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu A personagem M vai entrar em cena, mas antes do terceiro sinal é atravessada por lembranças de suas peças experimentais, telefonemas loucos do ex-marido, regressões reveladoras e casos amorosos inesquecíveis. M está entre a ficção que irá representar e a realidade de seu dia-a-dia. Resta saber qual espetáculo o público irá assistir. Meu Nome é M é uma comédia monólogo com Marília Martins e direção de Ribamar Ribeiro. Classificação 14 anos.

30/9, 10h Levitador Interplanetário Xereta Orbital - Com a Cia ACB Teatral
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu Nenhuma criança quer brincar com uma menina isolada no pátio da escola. A garota se sente rejeitada pelos colegas e encontra uma lata onde está escrito L-I-X-O. A lata solta ruídos e de dentro desta, sai um palhaço extra-terrestre. Eles fazem uma viagem interplanetária, passando pelos planetas Trabalho, Preguiça, Tristeza e Alegria. Quando voltam a menina descobre que é bom ser diferente dos outros e ter vontade própria. Classificação Livre.

30/9, 20h O Tradutor de Poesias - Com a Cia Teatral Multiface e a Cia Língua Afiada
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu História de um estrangeiro que chega a uma vila de pescadores e se diz "tradutor de poesias". É contada por 14 atores que narram o drama da hipocrisia social e leva o espectador a refletir sobre a verdadeira face do ser humano e aquela que ele aparenta ter. Classificação 14 anos.

1/10, 10h Férias no Sítio - Centro Teatral Etc e Tal
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu Unindo mímica e humor à linguagem teatral, o grupo foi convidado para apresentar o espetáculo na Dinamarca em 2003. Conta a história de um garoto que passa todo o tempo em frente ao jogo de vídeo gama e se recusa a comer, tomar banho e estudar. Ele pensa ter os poderes dos personagens dos jogos. Até que se transforma em um de seus bonecos-robô e é aprisionado na tela de computador. Classificação Livre.

1/10, 20h Sete Cabeças- Grupo Código
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu A companhia de Japeri conta a história dos setes pecados de alguém bem conhecido. Além de muito humor, "Sete Cabeças", traz conflitos individuais e coletivos, verdadeiros da humanidade, com um conceito de que há uma grande possibilidade do "errado" não ser "o errado", do "certo" não ser "o certo" e de que às vezes podemos ser tudo aquilo que condenamos. Classificação 14 anos.
2/10, 16h A Incrível Viagem da Família Aço - Cia Entreato
Local: Espaço Cultural Sylvio Monteiro Tudo começa com o pedido de aniversário de Junior. Ele quer encontrar sua mãe. Assim, o palhaço menino parte numa viagem emocionante que passa por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Goiás, até chegar ao Rio Grande do Sul. De norte a sul, eles vão conhecer o imaginário popular, as diferentes músicas, personagens e sotaques da divertida alma brasileira. Classificação Livre.
Oficinas:
29/9, 30/9 e 1/10, 13h às 18h O teatro e seu valor artístico na estrutura de pesquisa de linguagem - Com Ribamar Ribeiro
Local: Sesc Nova Iguaçu - Grátis
Classificação livre

29/9, 30/9 e 1/10, 9h às 17h O teatro infantil e o texto teatral na escola - Com Carlos Augusto Nazareth
Local: Espaço Cultural Sylvio Monteiro - Grátis
Classificação livre
2/10, 17h Seminário: Teatro para infância e juventude: o que estamos fazendo?
Local: Espaço Cultural Sylvio Monteiro - Grátis
Classificação livre

3/10, 19h Encerramento (performances de artistas)
Local: Sesc Nova Iguaçu - Grátis
Classificação livre

A gratuidade dos espetáculos está sujeita à lotação do espaço.
Mais informações: 2797-3009.

SESC Nova Iguaçu
Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá

Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Rua Getúlio Vargas, 50 - Centro / Nova Iguaçu
Veja mais e confira outras programações em :

Comentários

  1. http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=1412181081041188845&pid=1253055687935&aid=1253030446$pid=1253055687935

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nino Miraldi - Momento para uma homenagem

Agosto 1964 - Ferreira Gullar

WHITNEY HOUSTON